Receita de pão em formato de coelhinho da Páscoa

Que tal surpreender nesta Páscoa, servindo pãezinhos em formato de coelhinho? Pois esta é mais uma das nossas propostas para fazer uma páscoa mais criativa. Ideia que lançamos aqui no blog anteriormente. Para ler mais a respeito acesse: Páscoa mais criativa  Aqui vamos passar a receita de um pãozinho de cenoura e como dar a forma de coelho a eles, mas você também pode usar aquela receita tradicional de família, de pão ou de biscoito, que você já está acostumado a fazer.

A imagem da receita já demonstra que a ideia é perfeita. E nem precisa dizer que trata-se de mais uma receita vegetariana, já que não tem carne. Para os veganos, que são aqueles que não comem alimentos de origem animal (como ovos e leite, por exemplo), fica a dica de como fazer os coelhinhos, que podem ser aplicadas nas receitas veganas de pães.

A única regra é: deixar a Páscoa mais bonita respeitando os animais. Neste caso, os coelhos, que são comprados para este dia, depois são abandonados, como tantos outros animais, pelas ruas, ou são colocados em situação de maus tratos. Vamos então ao modo de preparo?

Deliciosos e com o clima da Páscoa, pães em formato de coelhinhos são uma ótima opção para evitar a compra de animais.

Deliciosos e com o clima da Páscoa, pães em formato de coelhinhos são uma ótima opção para evitar a compra de animais.

Para a receita de pão de cenoura você irá precisar de:

- 4 xícaras de cenouras cortadas em rodelas
- 2 ovos
- 1 xícara de água morna
- 2 colheres de sopa de fermento biológico seco
- 3/4 de xícara de óleo
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 colher de sopa de mel
- 2 colheres de chá de sal
- 8 1/2 xícaras de farinha de trigo

Como preparar:

Em uma panela com água cozinhe a cenoura até ficar macia, e então drene a água e bata a cenoura no liquidificador, ou em um processador, até obter um purê. Se você quiser um sabor mais defumado para o seu pãozinho, pode assar a cenoura no forno ao invés de cozinhar na água.

Ainda no liquidificador, adicione os ovos e 1/2 xícara de água, batendo até o purê ficar bem cremoso.

Numa tigela grande, coloque o fermento biológico seco e o restante da água, mexendo até dissolver totalmente o fermento. Despeje então o purê de cenoura e, na sequência, adicione o óleo, açúcar, mel, sal e 5 xícaras de farinha, misturando e amassando com as mãos. Adicione mais farinha, se necessário, até obter uma massa de pão macia e lisa.

Polvilhe a sua bancada com um pouco de farinha e sove a massa por 6 a 8 minutos, para que ela obtenha um pouco de elasticidade. Se você tiver uma batedeira com o(s) gancho(s) para bater massa de pão, também pode usar. Em seguida, coloque a massa em uma tigela grande levemente untada com óleo, cubra com um pano úmido ou um filme plástico e deixe descansar por cerca de 1 hora, para dobrar de tamanho.

Divida a massa em bolinhas pequenas. Com ela é possível fazer 48 pãezinhos, mas a quantidade varia conforme o tamanho das bolinhas de massa. Coloque as bolinhas de massa em uma assadeira untada de óleo ou spray para untar e cubra novamente com um pano úmido ou filme plástico, deixando descansar por mais 1 hora. É importante não deixar uma bolinha de massa muito próxima a outra, pois elas vão dobrar de tamanho nesta etapa.

Passada 1 hora, os seus pãezinhos já estão prontos para assar. Para fazer o pão do coelhinho, como é a da ideia da foto, pegue uma tesoura e belisque a massa fazendo as orelhinhas. Em seguida, usando uma esteca ou um palito de churrasco faça os olhinhos, apertando a massa.

Leve então os seus pãezinhos para assar em forno pré-aquecido a 180°C por 18 a 20 minutos ou até que fiquem dourados.

Se preferir, depois que as bolinhas dobrarem de tamanho, você pode congelá-las. Depois de congeladas, você pode colocar todos em saco plástico e deixar no congelador retirando somente a quantidade que desejar.

Fonte: Blog Barra Doce
A dica foi da Fanpage Decoração criativa

About these ads