Selo identifica produtos que não testam em animais

Depois que publicamos o post sobre produtos que testam ou não nos animais, instaurou-se uma polêmica quanto à institucionalização de um selo para garantir quem realmente testa ou não. Existe um selo em alguns produtos e ficou a dúvida se tratava-se de um selo de fiscalização do governo brasileiro, de uma ONG, e qual a real validade desta marca.

Para esclarecer:

produto não testa em animaisSelo PEA

“Um dos projetos da PEA incorpora a ideia de exigir que as empresas de cosméticos e produtos de limpeza exibam no rótulo dos seus produtos a informação de como foram realizados os testes, bem como exibir a informação se na composição dos seus produtos há substâncias de origem animal. A PEA disponibiliza para empresas interessadas, um selo de recomendação de Produtos Não Testados em Animais.”

Algumas empresas já adotaram esse selo e informam quando não realizam testes em animais. Contudo, não é feita qualquer fiscalização por parte da ONG.

Produtos que não testam em animais.O Selo do PETA

No mundo a ONG PETA também disponibiliza um selo: com o mesmo objetivo da PEA, apenas para estimular o fim dos testes e de informar o consumidor. O PETA tem uma atuação mais forte pela causa, e está sempre atento, denunciando e apontando quem respeita os animais.

No Brasil não há uma Legislação muito clara para regulamentar essa questão. Está posto que os testes são considerados crime quando tiverem alternativas, mas não há controle sobre isso. Os fabricantes sequer são obrigados a informar se fazem testes ou não.

Para resolver essa questão a comunidade amiga dos animais já abriu inúmeras petições para pedir um controle mais rigoroso e o uso obrigatório de um selo nas embalagens.

Se você quiser colaborar, seguem os links de duas delas:
Petições:

– AVAAZ
– PETIÇÃO PÚBLICA

Uma informação muito importante que deve ser levada em consideração é o fato de que alguns países exigem que cosméticos e produtos de higiene sejam testados em animais, ainda que haja alternativas. Sendo assim, produtos produzidos no Brasil para exportação também podem fazer os testes para se adequar a exigência internacional.

Produtos que não testam em animais na Europa.

Na Europa, por exemplo, as empresas são obrigadas a usar este selo. Mas, recentemente, as empresas que não testavam, para se adequarem ao mercado na China, tiveram que retirar este selo, pois no país é obrigatório o teste em animais. Veja a notícia no G1 http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2012/08/fabricantes-de-cosmeticos-tiram-selo-contra-testes-em-animais-para-entrar-na-china.html

IMPORTANTE!
Vale lembrar, ainda, que o fato de uma empresa informar que não testa, como não há controle, não significa que ela realmente não realize tais testes. Há outra situação, em que a empresa compra a matéria prima (já testada) e coloca a sua marca. Portanto, nossa dica é ficar de olho nas listas do PEA, conversar com amigos e procurar evitar marcas que não se mostrem confiáveis.

Se você gosta muito de uma marca, entre em contato com o SAC, faça contatos pelas redes sociais para que ela se pronuncie. A pressão popular é uma das armas mais eficazes para promover mudanças.

Anúncios