Presença de animais no trabalho traz bem-estar

Notícia no Portal UOL apresenta estudos que apontam que a presença de animais de estimação no trabalho traz bem-estar e diminui o estresse do dia a dia. Pesquisadores da Universidade Virginia Commonwealth (EUA) colheram amostras de saliva de 450 funcionários de uma empresa de varejo durante uma semana. Cerca de 30 pessoas levaram seus cachorros para o trabalho pelo menos um dia. Nesse grupo, o nível de estresse caiu da manhã para a noite, diferente das pessoas que deixaram o bicho em casa. Quem não tinha qualquer animal apresentou maiores quantidades de cortisol, um dos hormônios associados ao estresse.
O psiquiatra Elko Perissinotti, vice-diretor do Hospital Dia, do Instituto de Psiquiatria (IPq-HCFMUSP) afirma que a interação do ser humano com animal é fundamental. Segundo ele, a troca de carinho com o cão libera no organismo os neurotransmissores endorfina, ocitocina e serotonina, que proporcionam sensação de bem-estar.  “Essas reações – psicológica e química – trazem uma mudança benéfica ao organismo que funcionam como antiestresse”, explica o psiquiatra.

Um dos exemplos trazidos é o da empresa “Colletivo”. Lá as cadelas têm completa liberdade, circulam por todas as salas do estúdio, que fica em uma casa de dois andares com um quintal bem agradável. “A galera dá muita risada com as brincadeiras que a Bumi e Amy fazem. Até os clientes gostam da ideia, quando vêm aqui para reuniões eles se derretem”, comenta Vanessa Queiroz, funcionária, garantindo que as “colegas de trabalho” trazem aconchego ao ambiente.

Em outros países, como Canadá e Inglaterra, essa prática é mais comum. Nos Estados Unidos, há até uma campanha, a “Take Your Dog to Work Day”, propondo que empregadores permitam o acesso de animais ao local do trabalho.

Gaia - da Gaia Creative

Uma empresa não mencionada na matéria do UOL mas que tem uma Queridona de quatro patas trabalhando com eles é a agência Gaia Creativa. Reza a lenda (acabamos de inventar :P) que ela é a dona do negócio, pois tem o mesmo nome, Gaia.

E vocês, gostariam de ter uma belezura dessas como colega de trabalho?

Leia a matéria na íntegra no site do UOL: http://goo.gl/93HJf

Anúncios