Como alimentar filhotes recém-desmamados

Filhotes recém-desmamados precisam ser bem alimentados para crescerem fortes. Quando a cadela não tem leite suficiente, está muito fraca, ou quando os cachorrinhos são abandonados, fica a dúvida de qual a melhor forma alimentá-los. Neste post vamos ensinar uma receita caseira que pode solucionar essa dificuldade.

Sempre que uma cadela tem uma ninhada grande, e/ou é pequena, ou está fraca – o que é normal para animais abandonados – o leite que ela produz não é suficiente para alimentar os cachorrinhos. Às vezes o leite seca, outras vezes ele não tem os nutrientes necessários e eles ficam com fome, mesmo se passarem o tempo todo mamando. Nesses casos, é essencial reforçar a alimentação da fêmea para que ela fique saudável. Mas, dar assistência à mamãezinha não é a única providência a ser tomada.

Poucas pessoas se dão conta de que é preciso dar um suplemento para que os filhotes saciem as suas necessidades também. Mas lembre-se: evite dar leite! O leite é bem recebido pelos peludos, mas pode causar vermes e terminar por enfraquecer o filhote sendo pouco eficiente.

O que fazer para auxiliar na alimentação de filhotes recém-desmamados?

– Misture ração para filhotes com um pouco de água e sirva para os cachorrinhos. No início eles terão um pouco de dificuldade, mas logo eles aprendem a se alimentar sozinhos. Se a mamãezinha quiser provar a comidinha dos filhos, deixe-a à vontade, afinal ela também precisa de forças para cuidar da sua prole. Aliás, fica outra dica: para cadelas que estão amamentando cai bem ração de filhote. Essa ração contém leite e reforça a alimentação delas.

Depois que todos estiverem saudáveis e lindos, lembre da agenda de vacinação e de castração da turminha, e da cadela, para evitar mais bebês indesejados. O mundo está cheio de animais de rua e não há lares para todos. Pense nisso!

Filhotes para adoção no Patas Dadas - Clique na foto para ver mais! ;)

Filhotes para adoção no Patas Dadas – Clique na foto para ver mais! 😉

Filhote recém desmamado para adoção.

Anúncios