Coelho da Páscoa, só se for de mentirinha!

Ovos e coelhos são os símbolos mais presentes quando se fala em Páscoa no Brasil. E esta é mais uma herança dos povos germânicos que chegaram ao país no século XX. Ambos têm significado que sugere a esperança de uma nova vida.

Já a relação entre eles, considerando que coelhos são mamíferos – e, é claro, não colocam ovos – tem como base uma lenda. A qual conta que uma mulher pobre coloriu ovos de galinha e os escondeu para que seus filhos os procurassem na manhã de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo. Espalhou-se, então, a crença de que o coelho é que havia trazido os presentes.

A história foi passando de geração em geração e se perpetuou até os dias de hoje. Mas, essa lenda não “pegou” em todo mundo, as crianças suíças acreditam que um cuco traz os ovos, as tchecas esperam que uma cotovia lhes traga presentes, e as alemãs possuem outras duas opções além do coelho: galos ou cegonhas.

Hoje não podemos mais mudar essa cultura no Brasil, descaracterizar a Páscoa com coelhos e ovos. Mas, se trocamos os ovos de galinha pelos de chocolate, podemos mudar o animal vivo por figuras, pelúcias ou por coelhos de chocolate (a criançada pira).

Nossa campanha é para que não sejam comprados coelhos para dar de presente nesta Páscoa. A manhã de Páscoa pode até parecer linda com um coelho de verdade, mas e depois?

Sabem quantos anos vive um coelho, e que cuidados esse bichinho exige?

Eles podem viver até dez anos. E os cuidados com eles são como os que se têm com qualquer outro animal de estimação: gastos com veterinário, cuidados com pulgas e sarna, precisam de uma dieta balanceada para não terem anemia, fora os cuidados com predadores. Além disso, não é fácil ensinar coelhos os bons modos com as necessidades. Deixa-los trancados em gaiolas não é bom para eles, nem para os humanos, pois os cuidados com a higiene são exaustivos.

E assim, o que foi uma manhã de páscoa linda se torna um problema e o resultado, quase sempre, é o abandono. Então… Pense bem, e opte por cartões, figuras para colorir, chocolate ou pelúcias. Assim a Páscoa não perde os valores para sua família, e as crianças podem aprender a respeitar os animais, uma linda lição para um tempo de renovação, não acham?

E pra ajudar, seguem dicas de máscaras de coelhinhos da páscoa para Download. Tem versão para meninos e para meninas colorirem e fazer essa páscoa feliz para todos!

Clique na imagem para abrir no tamanho original e imprimir.Clique na imagem para abrir no tamanho original.

Clique nas imagens para abri-las no tamanho original para impressão.

 

Veja mais informações sobre a origem da páscoa e referências utilizadas aqui!

 

Anúncios