Gatos: a sensação da web 2.0

Que os gatos são incríveis todo gateiro sabe. Mas, a preferência mundial para conquistar a simpatia das pessoas sempre foi a imagem do cachorro. Com o advento das redes sociais na internet e o aumento da produção de conteúdo por “amadores”, os gatos vem se destacando de modo peculiar. Sem regras de marketing e com base nas preferências pessoais de cada um, sites como Facebook, Twitter e Youtube (principalmente) propiciam a disseminação de conteúdo felino e aproximam adoradores revelando que a preferência, pelo menos de quem está na internet. Isso não significa que cachorreiros não curtam o conteúdo, na verdade eles curtem e muito, porque os movimentos dos gatos é um conteúdo curioso.

A verdade é que, mesmo para quem está acostumado, observar os gatos é sempre interessante. Esses bichanos permitem um sem fim de imagens espetaculares, e vídeos hilários. Sempre alerta, eles pulam, giram, esticam-se, atrapalham-se em qualquer situação que saia da sua rotina e que os assustem. Comportamento que gera vídeos engraçados que são sucesso no Youtube, e imagens campeãs de compartilhamento no Tumblr ou Facebook. E quando estão dormindo, ou muito amistosos, é fofo demais admirar os seus romsroms pedindo carinho, o seu contorcionismo ao tomar banho ou se espreguiçar.

Os posts mais acessados aqui no nosso blog são:  Top 5 Poteussolândia, que tem fanpage e tumblr com muitas imagens e gifs de gatos engraçados e lindos; e o outro post mais acessado é o que fala da Pintura em Gatos, realizado pelo cartunista Burton Silva e pela ilustradora Heather Busch. Por isso fomos pesquisar e encontramos inúmeras relações de arte e felinos. Imagens de gatos que deixam gateiros apaixonados, cachorreiros derretidos, e os apáticos curiosos.

Um exemplo curioso é a artista Siobhan Meow, mãe de 100 gatos, que usa fezes, urina e pelos para criar as suas obras. O trabalho começou acidentalmente, e o resultado despertou o seu interesse e ela começou a trabalhar na ideia. Ficou curioso? Acesse o vídeo com a entrevista aqui (em inglês): Meet Siobhan Meow, the Cat Lady Who Paints With Poo

Mas o universo curioso dos gatos não é apresentado apenas pelos humanos, gatos têm invadido a web fazendo muito sucesso. Fora do país temos o versátil e gracioso Maru. Um gatinho japonês famoso por seus vídeos de brincadeiras com caixas de papelão. Deixamos uma amostra pra vocês no vídeo abaixo:

No Brasil temos um certo Gato Borges e sua maninha, A Gata Christie, arrancando suspiros e sorrisos do pessoal. Eles têm vídeos de sucesso, imagens sensacionais, mais o que cativa mesmo são seus textos e memes. O Blog tem feito muito sucesso, sua página no facebook já ultrapassou 13.000 likes, e a legião de fãs só faz crescer. Abaixo selecionamos alguns desses trabalhos para vocês entenderem esse fenômeno.

Borges, o gato branco, artista, celebridade de internet.

 

Esta é a gata Christie, maninha do Borges, famosa pelo seu poder hipnotizador.

 

Um dos memes de sucesso do Borges, o Gato.

 

A vantagem de toda essa exposição é a simpatia por gatos. É histórico relacionar gatos a superstição, principalmente os gatos pretos. Vê-los como centro das atenções por seus vídeos, fotos e comentários engraçados, sendo querido por tanta gente, faz-nos muito felizes. Certamente em pouco tempo eles ganharão de vez o título de melhor amigo do homem junto com os cachorros. Isso pode fazer com que mais gatos sejam adotados, e faça diminuir o número de animais abandonados, e principalmente a violência contra eles. #oremos

 

 

Fontes:
Gato Sincero

Borges, o gato

Anúncios