Dica de filme: Free Willy

Lançado pela Warner Bros em 1993, “Free Willy” foi dirigido por Simon Wincer estrelando o jovem Jason James Richter. O filme tornou-se rapidamente um grande sucesso, apesar de conter uma dura crítica à vida de animais em cativeiro, o outro lado dos shows em parques temáticos. Willy, a jovem baleia com a nadadeira dorsal envergada, não aprende os truques com o adestrador e, por isso, os proprietários do parque decidem sacrificá-la. Ao longo da trama “Jesse”, um garoto problemático que prestas serviços comunitários no parque por mau comportamento, ensina Willy, mas a baleia não faz suas exibições para o grande público. O resto desta história vale a pena conferir, por isso não contarei mais nada por aqui.

Assista ao trailer para sentir um pouco do clima do filme:

Com o sucesso do filme outras sequências dele foram filmadas, uma delas teve o hit de Michael Jackson “Will You Be There” na trilha. Desde o primeiro filme a Orca Keiko (que “atua” como Willy no filme) obteve uma visibilidade incrível. O site “Keiko the untold history”  conta a história completa da orca.

Clique aqui para assinar petições online!

Clique na imagem para assinar petições online!

Assim, um movimento se formou para libertar Keiko, que estava ficando com a saúde cada vez mais debilitada. Em 1994 uma instituição conseguiu melhorar as condições dela no parque em que vivia. E em 1997 Keiko foi levada para seu habitat, na Indonésia, onde foi reintegrada, aos poucos na natureza e voltou para o oceano. A má notícia é que em 2003 ela foi encontrada morta, vítima (provavelmente) de uma pneumonia.

Apesar do fim triste, a luta pela liberdade de animais marinhos explorados em parques, e/ou em cativeiro, só fez crescer com este exemplo. Uma das instituições mais conhecidas é a Save the Whales, no site (em inglês) é possível obter informações sobre a causa, como ajudar e também tem sete petições online que você pode assinar para ajudar sem sair de casa: Acesse link e mãos a obra!

Grenpeace também é muito engajado na causa, como já era de se esperar. Em sua página um espaço dedicado somente às baleias (inglês), e no site nacional tem uma série de notícias sobre esta causa, acesse Greenpeace BR

E toda essa conversa é, afinal, para deixar aqui a nossa

dica de filme de hoje! 😀

Você pode tentar recuperar os filmes nas locadoras, a dica é assistir com as crianças: 1 – porque elas vão adorar; 2- porque é importante conscientizá-las! Se procurarem no Google certamente encontrarão os links para donwload do filme. Na nossa busca encontramos esse site (mas nós não divulgamos isso! :P)

E outra opção é uma versão mais recente de outra baleia que recebeu o nome de Willy. “Free Willy: A Grande Fuga”.

Cena do filme Free Willy A grande Fuga, de 2009.

Cena do filme Free Willy A grande Fuga, de 2009.

Neste filme, Kirra, de 11 anos, aproveita as férias de verão no decadente parque de diversões do seu avô Gus, que fica no litoral da África do Sul. Após uma tempestade um bebê orca encalha numa lagoa próxima ao parque. Kirra se encanta pelo animal e o batiza de “Willy”. Daí em diante, a corajosa garotinha só pensa em como fará para protegê-lo da ganância humana, e é claro, como fazer para devolvê-lo ao mar.

Assista à chamada para filme que foi exibido no SBT:

Fontes:
Wikipedia  
Cinema 
Amo os animais
Greenpeace 

Anúncios