Qual a melhor vacina V8 ou V10?

Para quem adota um filhote de cachorro, uma das primeiras providências a serem tomadas para a saúde do animal é dar as vacinas iniciais. Como são várias proteções diferentes que eles precisam para formar a sua imunidade, foram elaboradas vacinas compostas. Estas vacinas podem proteger o seu cãozinho de até sete doenças, e ter até oito sorovares da bactéria leptospira. Esse é o significado do número nas famosas vacinas V8, V10, V12 e etc.

Mas qual a melhor vacina? V8 ou V10, ou quem sabe quanto mais sorovares melhor? A resposta mais adequada a esta pergunta é: depende. E a seguir explicaremos o porquê deste posicionamento.

É importante esclarecer que o objetivo desse post, que não está sendo escrito por um veterinário, é esclarecer a eficácia dessas vacinas para os cães. Para isso, fizemos uma pesquisa em sites especializados e consultamos pessoas que têm experiência no cuidado com animais, Protetoras, ou cachorreiras de modo geral.

O que a V8 efetivamente protege nos animais:

  • Cinomose;
  • Hepatite Infecciosa Canina;
  • Adenovirose;
  • Coronavirose;
  • Parainfluenza Canina;
  • Parvovirose;
  • Leptospirose canina.

A V10, V11, V12 e etc incluem outros sorovares da bactéria leptospira. E, embora isso pareça bom, na verdade pode ser em vão. Isto porque cada região tem mais probabilidade para um ou outro tipo. São mais de 250 tipos existentes, e o que reúnem nessas vacinas são aqueles com maior probabilidade, de acordo com a região.

Sendo assim, pode acontecer de uma V14 ser aplicada em um animal para protegê-lo de uma bactéria a qual ele nem esteja exposto. Nestes casos o dono do animal gasta mais dinheiro para nada, e ainda expõe desnecessariamente o seu cachorro.

O mais indicado é procurar um veterinário de confiança. Ele deve saber quais sorovares de Leptospira são mais comuns na sua região. Você não precisa e não deve encher seu animal de vacinas desnecessárias. Todas as vacinas oferecem risco de efeitos colaterais. Algumas, como a vacina contra Leishmaniose, são muito doloridas e podem deixar os cães debilitados por até três dias. Então, se o seu cãozinho não precisar tomar uma vacina, não aplique.

E Lembre-se: quanto maior o “V” mais alto o preço da vacina! E aqui temos outra questão a ser observada, a ética dos profissionais e das clínicas. É preciso estar atento, e em caso de dúvida, o melhor é procurar outro veterinário para o seu animal de estimação. A saúde dos animais deve estar acima dos lucros!

.

Para ver o cronograma mais indicado para vacinação em filhotes acesse: Quando devo começar a vacinar meu cachorro?

 

FONTES:
Saúde Canina
Pet Dicas 
Blog Mundo Cão

Anúncios