Os riscos da obesidade para os animais

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela Associação para a Prevenção da Obesidade Pet identificou que cerca de 88 milhões de animais de estimação estão com sobrepeso ou obesos. E o maior problema, relata o fundador da associação, Dr. Ernie Ward, é que os tutores não percebem que os seus amigos de quatro patas gordinhas estão com problema de peso.

Os gordinhos podem ser adoráveis, mas o peso adicional que eles estão carregando pode causar problemas de saúde e limitações físicas que pode reduzir o tempo de vida dos animais. A pesquisa é dos Estados Unidos, mas é só dar uma volta pelos parques da cidade que percebemos que este problema também afeta os peludos brasileiros.

Como identificar se o seu cachorro está acima do peso?

O Dr. Wakshlag dá a dica:

Em cães de tamanho normal, “Você deve ser capaz de sentir a caixa torácica, a coluna vertebral e o desenvolvimento muscular ao longo de todo o quadro”. Se não for possível, o seu cachorro pode estar indo na direção errada – e isso significa estar suscetível a uma série de problemas de saúde. Muitos dos problemas médicos e físicos associados com animais de estimação com excesso de peso ou obesos espelham as sofridas por pessoas com sobrepeso ou obesos, Dr. Ward diz.

Em cães, cinco quilos extras podem colocá-los em risco para doenças como:

  • Diabetes tipo 2
  • Respiratório e as doenças cardíacas
  • Osteoartrite e problemas nas articulações
  • Pressão alta
  • Doença renal
  • Cancro, particularmente cancros intra-abdominais

Assustador, não é? E essas condições médicas não são o único risco. Cães pesados ​​tendem a interagir fisicamente menos com as suas famílias e serem menos enérgicos e brincalhões. É preciso não ignorar o problema e não atribuir a letargia a uma simples preguiça.

“A obesidade é um risco para muitos cães, afetando não só a sua saúde, mas também a sua qualidade de vida”, diz o Dr. Alex German, diretor da Royal Canin. “A perda de peso pode desempenhar um papel importante para manter o seu cão saudável e feliz.”

O que faz nossos animais de estimação ficarem acima do peso ou obesos?

Leia mais…

FONTE: Cesars Way

Anúncios