Saúde dos Gatos: o que são as bolas de pelos?

“Meu gato estava bem, mas de repente começou a vomitar uma coisa estranha, não é ração, tem formato de charuto e uma consistência estranha.” Bem, se esta situação aconteceu com você, caso não o tenha levado ao veterinário, saiba que seu gato vomitou “tricobezoares“, que nada mais é do que bola de pelos, e é uma coisa normal.

Gateiros de primeira viagem sempre se assustam quando seus gatos começam a expelir bolas de pelos. É tenso e dá muita peninha vê-los nesta situação, mas é saudável. Aliás, muito melhor que ele vomite a bola de pelos, pois se ficam no intestino elas podem causar problemas e vão precisar ser retiradas com cirurgia.

É considerado normal que isso aconteça até três vezes por mês. Então é preciso estar atento, se passar a acontecer com mais frequência, ou se você perceber qualquer alteração, um veterinário deve ser consultado. Caso não aconteça de seu gato vomitar bolas de pelos, não se preocupe. Os pelos também podem ser expelidos com as fezes. Se ele não apresentar sintomas como: falta de apetite, tosse seca, abdome inchado, ou ficar tentando vomitar os pelos e não conseguir, ele provavelmente está saudável.

 gato tomando banho

As bolas de pelos se formam pelos que os gatos ingerem durante a higiene. Ao se lamberem os pelos ficam presos na língua e acabam sendo engolidos. Gatos com pelos mais longos tem maior predisposição a acumular bolas de pelo, e a frequência pode aumentar no período em que eles estão trocando os pelos.

 .

.

O que você pode fazer para ajudá-lo?

 1 – Escovar o pelo menos 3x na semana;

2 – Dar ração de qualidade para manter o pelo saudável e evitar quedas além do normal;

3 – Deixar uma graminha a disposição dele. Existe uma especial a venda em petshops.

Existem outras dicas, como a de dar azeite de oliva, e coisas parecidas, para ajudar a expelir, mas… Elas devem ser adotadas somente se for percebida alguma dificuldade fora do normal e com o consentimento do veterinário.

Importante: o vômito que não seja puramente de pelos e restinhos de ração deve ser investigado por um veterinário. Cuide da saúde do seu gatinho!

 .

 .

Aqui resumimos bem este assunto, mas se você quiser mais detalhes, acesse o blog do Resgatinhos, eles têm um post com todas as informações sobre este assunto!

 

Anúncios