A adoção de animais pretos. Pra que tanto preconceito?

A maior parte dos animais pretos é desprezada nos abrigos quando um possível tutor quer adotar. É triste pensar que isso se deve simplesmente à cor da pelagem. Pergunte a qualquer protetor ou ONG da causa animal e você verá que realmente há esse preconceito.

Por que isso acontece? Bom, não há uma razão racional para que um ser humano discrimine um cão – ou não queira adotá-lo – simplesmente pelo fato de ele ser preto.

Na imagem, Rihanna, para adoção. Porto Alegre. http://goo.gl/nK1OBK

Na imagem, Rihanna, para adoção. Porto Alegre. http://goo.gl/nK1OBK

Há pessoas que associam a pelagem preta a animais mais violentos. A ANDA informa que esses animais frequentemente são retratados pela mídia (em especial, a TV e o cinema) como agressivos ou maus, o que colabora para reforçar o preconceito (Fonte: ANDA). Além disso, há muitas crenças infundadas sobre azar e superstições na cultura popular.

Isso não se justifica. Animais pretinhos são queridos e podem ser tão dóceis como os de outras cores! No Animaisrespeito, duas voluntárias têm seus pretinhos adoráveis! Conversando sobre o assunto na internet, descobrimos vários tutores que adoram cachorrinhos e gatinhos pretos e contribuem para acabar com o preconceito. Temos um post sobre o assunto: leia aqui.

Na imagem, Johann, adotado por mim. Minha "focapeta". Leia aqui a história de amor aos cachorrinhos pretos da nossa voluntária Natália: http://goo.gl/1xqErt

Na imagem, Johann, adotado por mim. Minha “focapeta”. Leia aqui a história de amor aos cachorrinhos pretos da nossa voluntária Natália: http://goo.gl/1xqErt

Nunca é demais lembrar que há gente que usa animais para rituais. Adotando um animal pretinho, você deve tomar cuidado especial com ele em datas como dia das bruxas, sextas-feiras 13, etc. Se você é protetor de animais, é bom evitar doar bichinhos pretos perto dessas datas. Abordamos o assunto em outro post.

Vocês querem saber a verdade? Os animais pretinhos são fofos, queridos… como todos os animais bem cuidados e amados!

Conheça mais cachorrinhos para adoção na região de Porto Alegre: veja que fofos!

Anúncios