A inteligência dos animais

Pensar sobre os sentimentos dos animais nunca esteve tão em alta como agora. De repente as famílias encolheram por conta dos novos objetivos sociais, que inseriu a mulher no mercado de trabalho, que fez as pessoas passar mais tempo estudando para garantir um “futuro melhor”, dentre outros motivos. Mas, essa mudança no quadro social não fez diminuir as carências e necessidades dos humanos em compartilhar: amor, atenção, o tempo e a casa. O remédio mais eficaz foi à adoção de animais de estimação.

A proximidade com esses animais – que já não se tratam mais apenas de cachorros, gatos, periquitos – despertou maior sensibilidade em mais pessoas. Essa é a minha avaliação para essa mudança tão significativa, em que a vida de Pets se igualam a de crianças. E, obviamente, não vejo problema nisso. Porque, se os Pets têm agora essa importância, mais sensíveis estão as pessoas para os problemas decorrentes do abandono, das necessidades que eles têm de receberem atenção, cuidados médicos e vida digna, pelo menos.

Está no youtube, facebook, em toda rede, uma infinidade de vídeos de animais demonstrando sua inteligência, emoções e gratidão. E parece que nunca nos cansamos de analisar, ainda não acreditamos que aquele ser de quatro patas, que até então era movido a instintos de sobrevivência, caçando para comer e se reproduzir, de repente está compartilhando momentos da nossa vida, aprendendo e nos ensinando todos os dias.

Está mais do que claro, eles sentem, e eles nos amam. E quando percebemos isso, algo muda dentro de nós. Somos nós os seres racionais que cuidam e os amam? Será mesmo que não é o contrário? Compartilho aqui dois vídeos que traduzem bem isso. O que explica nossa emoção com a fábula que conta a evolução de um anjo, que caído do céu, perde suas azas e ganha quatro patas. Os exemplos estão por toda a parte, eles mudam a nossa vida, deixam-na mais leve, mais colorida…

Amor incondicional!

A ONG internacional The Mayhew fez um vídeo mostrando como cães podem amenizar a vida das pessoas depois de um dia difícil. A campanha é para promover adoções e mostra claramente o amor incondicional, e a felicidade que é ter um anjinho desses na nossa vida. Assista, é lindo!

Pets merecem cuidados!

Neste vídeo, um cãozinho que ficou cego devido a complicações de uma diabetes foi filmado após a cirurgia que o permitiu ver novamente. A felicidade dele é tão grande ao rever seus humanos, que ele chora.

Além da cena, linda, o vídeo ajuda a causa animal já que Duffy, que fora abandonado quando filhote, tinha vários problemas de saúde, foi adotado, recebeu tratamento médico e hoje tem uma vida muito digna. Final feliz para essa família, e para ele, claro.

Os exemplos são com cães, mas o mesmo acontece (acredite), com gatos, porcos, vacas, camelos, elefantes, cobras… Todos os animais merecem o nosso respeito!

 

Anúncios