Por que meu gato tem mau hálito?

Se o seu gato(a) tem mau hálito e você não sabe o porquê, nossa dica, antes de qualquer coisa, é que você leve-o ao veterinário. O bafinho de onça nos gatos não é normal, nem todos os gatos tem mau hálito. O mau cheiro na boca geralmente está associado a alguma doença, que pode ser mais ou menos grave. Por isso, o mais indicado é que você investigue o motivo e trate a doença o mais breve possível para que ele fique saudável.

BAFO DE ONÇA-

As doenças que podem causar mau hálito são:

  • Gengivite;
  • Infecção nos dentes;
  • Úlcera bucal;
  • Corpos estranhos na boca ou na garganta;
  • Tumores bucais;
  • Doenças estomacais;
  • Doenças renais;
  • Tratamento de halitose felina.

 

A gengivite pode se manifestar em decorrência de outras doenças, no estômago, nos rins ou imunidade baixa. Sendo as duas algumas das doenças que mais causam a morte de gatos. No caso das doenças renais, elas costumam aparecer mais em gatos castrados, e trata-se de uma doença silenciosa, geralmente quando o tutor percebe, já está num quadro avançado, com poucas chances de tratamento.

Já a imunidade baixa pode ser causada pelo “Vírus da Imunodeficiência Felina” (FIV), que afeta exclusivamente os gatos. O FIV é um vírus que diminui drasticamente a capacidade imunitárias e facilita aparecimento de infecções e outras doenças. É transmitido pelo sangue, frequente durante as “lutas” de gatos (o que reforça a importância de mantê-los seguros em casa). Quando adotamos um gatinho de rua, não sabemos do histórico “familiar” e ele pode ter essa doença, transmitida pela mãe.

E aqui, destacamos apenas duas dessas doenças, porque são as que mais assustam aqueles que têm gatos e não querem perdê-los antes do tempo. A solução para isso foi indicada lá na primeira linha desse artigo: levar ao veterinário para que seja feito o diagnóstico. Você deve solicitar (caso o médico veterinário não o faça) exames de sangue para testar diferentes enfermidades. A maioria dos exames tem custo acessível, sendo os testes para vírus os mais caros. Mas, é como sempre dizemos por aqui: um animal de estimação é mais um membro da família, se ele adoece, é nossa obrigação tratar e cuidar da sua saúde.

 

Outra causa da gengivite são as placas de tártaro. Diferente do que muita gente pode acreditar, assim como os cães, também os dentes dos felinos podem ser escovados para manter a higiene bucal e evitar doenças. Então, você pode testar, com produtos adequados, e ver se o seu gatinho se adapta a essa rotina. Não custa tentar, né?

Não vamos estender muito esse artigo, porque se você chegou aqui para saber se é normal o mau hálito em gatos, já sabe que não é e que precisa identificar a causa e tratar. Além disso, não somos veterinários, então não temos toda propriedade necessária para descrever e aprofundar sobre essas doenças.

 

Abaixo estão listadas fontes consultadas, onde você pode encontrar mais algumas informações sobre o assunto:

 

Anúncios