Como fazer para o seu gato beber água?

Gateiros pouco experientes, mas que levam seu gato para o veterinário com a frequência adequada, volta e meia se deparam com uma situação: gato desidratado. A desidratação nos felinos causa sérios problemas a saúde, por isso deve ser resolvida rapidamente. O problema é que os gatos são cheios de frescuras e manhas, e às vezes simplesmente não bebem água. Quando isso acontece, o que podemos fazer? É isso que vamos tentar ajudar a resolver nesse post, confere as dicas!

 

Como fazer para o meu gato beber mais água?

1- Primeira dica básica: não deixe o pote de água perto da comida!

Pode aparecer alguém aqui pra dizer que deixa a água perto da comida do gato e ele bebe sem problemas. Sim, pode acontecer. Mas, se o gatinho não está bebendo água e ela está perto da comida, experimente colocar num lugar bem longe. Em outro cômodo, de preferência, ou pelo menos em lados opostos de onde fica a comida. Você pode se surpreender!

 

2- Gatos adoram água corrente!

Se existe a opção de torneira em local acessível para o gato, e se você não se importar com isso, ofereça a torneira para ele. Às vezes (na maioria das vezes) eles descobrem sozinhos, e bebem muita água assim. Se ele ainda não encontrou, mostre e abra de vez em quando para que ele se habitue.

gato1

 

3- Fontes artificiais são perfeitas para estimular o seu gato a beber mais água!

Em tempos de escassez de água, deixar uma torneira aberta, ou pingando, pode ser um problema, neste caso as fontes ajudam muito! Nas pet shops ou em bazares sempre vemos aquelas fontezinhas. Tem de todo tipo e tamanho. As pequenas aqui em Porto Alegre custam em torno de R$100,00. Um investimento baixo se comparado às consultas veterinárias e tratamentos que são necessários para resolver os problemas de saúde causados pela desidratação, então considere!

gato2

 

4- Não se incomode se o seu gato bebe água do box no banheiro!

10 entre 10 gatos adoram beber a água do box depois que o humano tomou banho. É o que a gente ouve por aí! Algumas pessoas se incomodam com isso e não deixam os animais de estimação fazer isso. Mas, se água não estiver com sabão, não tem mal algum ele beber ali. Deixe! É uma opção a mais para ele se manter hidratado.

 

5- Troque a água oferecida aos gatos com muita frequência!

Como os gatos gostam de água corrente, manter a água fresca e limpa só vai ajudar a estimular que ele beba mais água. Então sempre que passar pelo pote ou fonte, troque a água. Ele vai beber mais água com  toda certeza!

 

6- Coloque brinquedinhos na água dos gatos.

Não são todos os gatos que gostam, mas pode funcionar, colocar alguns brinquedinhos de plástico, ou mesmo gelo, para que eles fiquem brincando. A curiosidade deles pode criar uma intimidade com o potinho e estimular que bebam a água. Isso pode fazer uma sujeirinha, mas se for pro gato beber mais água, não custa tentar.

gato4

 

7- Descubra qual o melhor tipo de recipiente para o seu gato beber água!

Como são frescos e cheios de manias, às vezes eles preferem “tipos” de potes diferentes. Exemplo: tem gatos que gostam de copos, recipientes maiores, ou de outro material que não o plástico. Se você tentou tudo que podia e nada resolveu, experimente mudar o material ou formato do bebedouro. 😉

gato3

 

8- Ofereça mais ração úmida para o seu gato

Essa é uma dica da veterinária da Gatinha e CEO do Animais Respeito, Mitsy Mattos. Se o seu gatinho foi diagnosticado com desidratação, não perca tempo, inclua comidas úmidas, sachês e patês na alimentação dele, além de ver formas de estimular que ele beba mais água. A umidade das rações molhadas ajudam a mantê-lo hidratado. Isso não significa que ele não precise beber água! É apenas uma opção extra para ajudá-lo a ficar saudável.

VC disse sachê-

 

E essas foram as nossas dicas para ajudar o seu gatinho a beber mais água. Conhece um truque melhor, que funcionou com o seu gato? Compartilha com a gente aqui nos comentário e ajude outros gateiros!

Nunca reparou o quanto o seu gato bebe de água e nunca fez exames para saber como está a saúde dele? Tá esperando o quê? A desidratação causa, dentre outros problemas, a má absorção de vitaminas no organismo dos gatos e provoca problemas nos rins. Ou seja, não dá pra brincar com isso! Se você ama o seu gatinho, tem que cuidar da saúde dele para que ele esteja com você o maior tempo possível, não acha?

Anúncios